A União faz a força, os amigos a amizade

Um blog para todos os amigos da UDB e de Belmonte

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Boas entradas no novo ano


Desejo a todos uma boa passagem de anos e uma boa entrada em 2011, com tudo de bom. Que todos os vossos desejos se concretizem.
PS: Pus um fogo de artifício com várias cores, entre as quais o verde e vermelho, às vezes não me fossem acusar de ter preferência por alguma.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal e próspero ano novo


A todos os atletas, amigos, pais, dirigentes, treinadores, colaboradores e patrocinadores da UDB, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Feliz Natal e próspero ano novo

A todos os atletas, amigos, pais, dirigentes, treinadores, colaboradores e patrocinadores da UDB, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Duas derrotas, duas vitórias e um jantar porreiro

Este fim-de-semana, as equipas da UDB tiveram comportamentos diferentes.
Em infantis e juniores, duas vitórias por 5-2 sobre Teixoso e Valongo, respectivamente. Em iniciados uma derrota por 1-0 em Alcains. E em juvenis, uma derrota que nos pode custar muito caro em Vila de Rei por 3-0. Uma exibição tão má que nem vou falar dela, porque me recuso. Se não passarmos à segunda fase só o ficamos a dever a nós próprios, com algumas atitudes menos correctas na passada semana que nos levaram a este desaire.
De referir que a UDB realizou no sábado um jantar de Natal animado, com cerca de 30 pessoas. Um convívio muito bom, em que até houve karaoke... e em que brilhou alguém!?!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vitória muito importante dos juvenis

Neste fim-de-semana, os juniores não jogaram. Os infantis foram ganhar por 13-1 à ADE C e os iniciados, no Fundão, foram derrotados por 3-1.
No domingo de manhã, em juvenis, uma vitória muito importante da UDB sobre a ADE, por 2-1. Num campeonato que será muito duro, até ao fim, estes três pontos foram importantes para a UDB continuar com o objectivo de ficar entre os cinco primeiros na primeira fase.
Não podia ter começado melhor o encontro para a UDB, que aos sete minutos marcou, por João Costa, após mau passe de um atleta da ADE. Reagiu bem a equipa contrária e num livre, um desvio ao segundo poste deu sensação de golo, que se gritou nas bancadas, mas foi ao lado. Depois, João Costa, a aproveitar mais um mau passe, poderia ter feito o segundo, mas isolado rematou ao lado. Até ao intervalo a UDB não passou por mais sustos e foi controlando, apesar de não ter mais bola que o adversário.
No segundo tempo, a ADE entrou forte e criou por duas vezes perigo, com Caio a fazer duas boas defesas. Na resposta, num canto, Tiago Robalo atirou à trave. A ADE, também de bola parada, meteu uma bola no nosso poste e, em tantos livres metidos na nossa área, acabou mesmo por empatar o jogo, a 17 minutos do fim. Aí, a UDB estava já a acusar algum desgaste e, no banco, três substituições acabaram por voltar a equilibrar a partida. Renato, aos 80, cruzou para André, à boca da baliza, não chegar a desviar a bola para a baliza, depois o mesmo Renato foi rasteirado na área, mas o árbitro nada assinalou e, a cinco minutos do fim, a UDB marcou mesmo. Lance na direita, Renato assiste Henrique que nas costas da defesa se isola e com um toque subtil faz o segundo. Explosão de alegria e uma vitória muito sofrida, que poderia ter caído para qualquer um dos lados.
Nessa altura fui expulso do banco e reconheço que me excedi nos festejos. O problema é que o palavrão que disse, aquando do golo da ADE, foi-me dirigido por um atleta rival e o árbitro auxiliar, que tudo viu e ouviu, nada fez. Quando sou eu…. Actuam logo.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Três vitórias, uma derrota e algo que já me começa a aborrecer

Este fim-de-semana, só mesmos os iniciados perderam. Em casa, a UDb foi derrotada por 1-3 com a ADE, mas isso não mancha o bom campeonato que a equipa está a realizar.
Nas outras camadas, os infantis bateram no sábado o Paul por 5-2. Estiveram a perder 1-0, mas deram a volta com golos de Leandro, Casaca e Sousa.
Já os juniores foram a Serncahe e não tiveram dificuldade em golear a equipa local por 6-0.
Os juvenis, no domingo, em Alcains, apesar da muita chuva, vento e lama, ganharam ao Alcains por 3-0. João Costa, que só entrou aos 31 minutos, foi o homem do jogo ao apontar os três golos. O primeiro numa excelente jogada do André, que cruzou para a pequena área onde o João só teve que desviar; o segundo num belo passe do Joca que o deixou isolado; e o terceiro ao converter uma grande penalidade sobre o André.

Agora, algo que já me aborrece:
Há muitos anos que ando no futebol e não me lembro de ver equipas de juvenis jogarem da forma que o fazem este ano. São agressivas, mas roçam a violência. E uma coisa nada tem a ver com outra. Ser agressivo no jogo é bom, ser violento é muito mau.
Já me queixei de algumas entradas nos jogos do Covilhã e Fundão, especialmente este último, mas no domingo, em Alcains, frente ao último, uma equipa sem pontos, quase que entrei em campo para me desforrar de alguém. Num lance a meio campo um atleta contrário atingiu o Luís Carlos sem sequer olhar para a bola. E o miúdo só não partiu a perna por não a ter assente no chão. Mas ficaram lá os riscos dos pintons, na coxa. E para mim, ver o Luís, que é rijo, em lágrimas, é uma imagem que me diz muito sobre as dores que sentiu. Inclusive, um dirigente do clube local veio-me pedir desculpa pela atitude do atleta. OK. Mas atenção: senhores treinadores, ensinem os meninos a serem agressivos, mas têm que dar nas orelhas se forem violentos. Senão isto vai acabar mal....

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Duas vitórias, duas derrotas

No passado fim-de-semana, duas vitórias. Uma dos infantis, por 1-0, no terreno do Sporting da Covilhã. Outra dos iniciados, também frente ao Covilhã, fora, por 2-1.
Já os juniores, no sábado, não tiveram a mesma sorte. Frente ao mesmo adversário perderam por 3-1 num jogo bem disputado. Marcou primeiro o Covilhã, mas Duarte empatou a partida antes do intervalo. Depois, na segunda parte, o Covilhã fez o 2-1 num penálty duvidoso e logo a seguir o 3-1. O Belmonte, depois, desperdiçou uma grande penalidade.
Em juvenis, em casa, frente ao líder Fundão (que só tem vitórias), a UDB bateu-se muito bem. Sem o Sousa (castigado) e o João (doente), a equipa surgiu algo diferente, mas na primeira parte equilibrou muito o jogo, ganhando mais cantos, mais livres e até alguma supermacia no terreno de jogo. Nessa altura, alguns jovens adversários estavam de cabeça quente e cometeram entradas muito duras, a roçar a violência, que valeram amarelos. Pena que o árbitro da partida não tenha mantido o critério na segunda parte, pois o Fundão não chegaria ao fim com onze jogadores.
No segundo tempo a primeira ameaça foi do Fundão, que falhou um golo claro. O Belmonte respondeu mas o guardião adversário fez uma boa defesa a um remate do André. Depois, aos 15 minutos do segundo tempo, o senhor do apito borrou tudo. Num canto, um defesa nosso é carregado em falta, vai mesmo ao chão tal o empurrão, mas o senhor nada apita e o Fundão chega ao golo. Vantagem que ampliaria em contra-ataque, na parte final, quando arriscámos tudo.
Derrota sim, mas ganhou-se sem dúvida uma equipa e soluções. Preparem-se que vamos lutar até ao fim.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Juniores em grande

Três jogos, três vitórias, nove pontos, seis golos marcados, nenhum sofrido. É este o saldo da equipa de juniores no Torneio Abertura, mostrando que este ano o título pode morar por cá.
No sábado, mais uma vitória fácil, por 2-0 sobre a ADE. Hugo Geraldes, com dois grandes golos, foi a figura do jogo.
Os iniciados empataram a três bolas em Penamacor, com dois golos de Eugénio e um de Emanuel.
Já os juvenis desiludiram. E muito. Na recepção ao Covilhã, uma derrota por 3-o, que se justifica tão fraca foi a exibição. Para piorar as coisas, um árbitro que de bola pouco sabia, que foi sempre tendencioso no critério, fazendo sempre as coisas de forma desigual. Exemplo: aos 20 minutos, numa falta insignificante, à entrada da área do Covilhã, João Costa viu amarelo. Porém, durante 70 minutos, um jogador adversário teve entradas perigosos sobre os nossos jovens e só viu um amarelo. Começou por "varrer" Nero, de carinho, aos 3, 4 minutos. Depois, deu um pontapé na barriga ao Sousa, vendo amarelo. No reinício da segunda parte, mais um pau no Tiago Robalo e segundo amarelo perdoado. Mais um exemplo: um atacante contário apanhado cinco ou seis vezes em fora de jogo chutou sempre a bola após o árbitro apitar. Resultado: viu amarelo aos 80 minutos. Muito bem. Como se não bastasse, este senhor (não sei se lhe chame isto visto ser tão petiz) resolveu expulsar o Sousa no final numa magnífica encenação teatral do jogador adversário, o que nos prejudica nos próximos encontros. Mas pronto. Volto a dizer que a vitória do Covilhã não se contesta, mas os critérios (aliás, a falta deles) da arbitragem sim.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Só vitórias

Fim-de-semana em grande para as equipqas da UDB: quatro jogos, quatro vitórias.
No sábado, os infantis venceram a ADE b por 5-0. Os juniores, na difícil deslocação ao Bairro do Valongo, ganharam por 1-0 (golo de Fran).
Domingo, em casa, os iniciados bateram o Alcains por 5-0. E os juvenis, na Sertã, ganharam por 2-0.
Neste último jogo, a UDB, após a derrota em casa com o Desportivo, queria regressar às vitórias. Mas a tarefa era difícil, já que este Sertanense na primeira jornada tinha derrotado em casa precisamente o Desportivo. O início de jogo confirmou tudo: um aversário aguerrido, muito forte fisicamente e que nunca deixou de fazer faltas, algumas duras, quando preciscou. Muito futebol directo que nos primeiros minutos nos incomodou. Mas aos 10 minutos, a UDB teve soberana ocasião, mas Nero, isolado, rematou por cima. Aos 25 minutos, o primeiro golo. Livre na direita, Tiago Carvalho a bater e João Costa a pentear a bola para dentro da baliza. O Sertanense reagiu, mas a UDB defendeu bem, com Sousa a limpar tudo o que foi futebol aéreo na nossa área.
No segundo tempo, aos cinco minutos, o segundo golo. Livre na esquerda, João põe na área onde desta vez aparece Joca a desviar de cabeça para a baliza. Estava feito o mais difícil. Depois, a UDB defendeu muito bem e em contra-ataque teve mais algumas ocasiões, com destaque para uma bola na trave num bonito remate de Tiago Robalo. No fim, uma vitória muito lutada, mas inteiramente justa.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Falta de eficácia penaliza juvenis

Uma jornada com três resultados diferentes para as equipas da UDB. Os infantis, no sábado, ganharam por 3-1, no Fundão. Os iniciados, domingo, empataram a duas bolas, em casa com o Fundão. E os juvenis, domingo, em casa, perderam por 0-1 com o Desportivo. Uma derrota que me custou a engolir.
De facto, os juvenis pagaram muito caro o preço da falta de eficácia na finalização. Ainda não tinha decorrido um minuto de jogo, e João Costa, isolado, frente ao guarda-redes, falha um chapéu que nestes jogos, tem que se concretizar. A UDB entrou muito bem e nos primeiros 25 minutos foi superior. Pouco depois, Henrique, apoós cruzamento da direita, sozinho na pequena área cabeceia muito frouxo para as mãos do guardião contrário. E pouco depois, num canto, chegámos a rematar dentro da pequena área com, ironia do destino, a ser um dos nossos jogadores a evitar o nosso golo em cima da linha de baliza do adversário. Quem não marca sofre e à meia hora o Desportivo marcou por Rúben, num lance que nasceu do nada e em que poderíamos (deveríamos) ter feito mais.
No segundo tempo a equipa desorganizou-se. Deixou de pensar, deixou de jogar, deixou de trocar a bola e fruto disso, o Desportivo foi melhor. E teve uma oportunidade de ampliar a vantagem, mas Caio opôs-se bem. Em resumo, pagámos muito caro o facto de não termos marcado quando criámos oportunidades para isso. Teremos que corrigir senão....

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Todos bem... menos os iniciados

Foi positiva a jornada deste fim-de-semana para as equipas da UDB.
Em juniores, a UDB ganhou em casa ao Sernache por 3-0 na primeira ronda do torneio de abertura. Hélder, Henrique e Tucho fizeram os golos.
Em infantis, uma goleada por 6-1 frente ao Teixosense.
Em juvenis, na difícil deslocação a Proença, debaixo de muita chuva, vento e num campo muito encharcado, a UDB ganhou por 1-0 com um golo de João Costa, ainda na primeira parte.
Em iniciados é que as coisas não correram bem. Na ADE, a UDB perdeu por 7-2. Eugénio e Miguel fizeram os golos belmontenses.

No sábado, os juniores folgam e os infantis vão ao Fundão. Domingo, dois jogos em Belmonte. Os juvenis recebem o Desportivo de Castelo Branco, às 9 horas e 30. Duas horas depois os iniciados recebem o Fundão.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Juvenis e iniciados entram com o pé direito

Foi positiva a entrada em competição das equipas da UDB no último domingo. Juvenis e iniciados golearam os seus adversários por 6-1.
Os primeiros a entrarem em acção foram os juvenis, que pelas 9 horas e 30 iniciaram um jogo frente ao Teixosense que dominaram de princípio a fim, pecando apenas na finalização. André, numa boa jogada de envolvimento, fez o 1-0, para João Costa aproveitar um erro contrário e ampliar para 2-0 antes do primeiro quarto de hora. Na segunda parte, Tiago Carvalho fez o 3-0 e na conversão de uma grande penalidade o nosso guardião, Caio, fez o 4-0. Henrique entrou e marcou logo na primeira vez que tocou na bola o 5-0. Aí, a UDB cometeu um erro a meio-campo e perdeu uma bola que resultou no golo do Teixoso. Mas Henrique estava inspirado e após grande jogada individual de Luís Carlos, pela direita, fez o 6-1.
Os iniciados fizeram o mesmo ao Sporting da Covilhã. Um triunfo fácil, com João a marcar o 1-0, o mesmo jogador após grande jogada de Miguel a fazer o segundo e Eugénio, ainda antes do intervalo, a fazer o terceiro. Na segunda parte a UDB consentiu um golo, mas marcou mais três.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Juniores e juvenis batem Guarda Unida

No passado fim-de-semana, três equipas da UDB realizaram mais alguns jogos treino.
Em infantis, a UDB bateu o Teixosense por 5-1.
Os juniores, também no sábado, bateram a Guarda Unida por 6-1. Na primeira parte a UDB esteve a perder por 0-1, mas depois na segunda parte aniquilou autenticamente o adversário. Hugo fez o empate, numa grande jogada individual, Francisco deu vantagem à UDB, num oportuno desvio à boca da baliza. Depois, Gilmar, de cabeça, num canto, fez o terceiro, Mauro, da mesma maneira, fez o quarto, e de penálty, Duarte fez o quinto. O sexto golo foi um autogolo.
Na manhã de domingo, os juvenis também jogaram com o mesmo clube e venceram também, por 1-0. O último jogo treino da equipa foi durinho, muito viril, num jogo muito quezilento e mal jogado, durante a maior parte do tempo. Salvou-se o grande golo de Vincent, que deu a vitória à UDB.

Em relação a jogos oficiais, começam dia 24. Em iniciados, a UDB defronta o Sporting da Covilhã, que tem uma equipa B no distrital, já que participa no nacional da categoria. Em juvenis, a UDB recebe o Teixosense.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Juniores excelentes

A equipa de juniores da UDB venceu ontem, quinta-feira, à noite, a equupa sénior do Teixosense por 2-1, num teste de grande exigência em que os jovens belmontenses mostraram muito bom futebol e que podem contar com eles na luta pelo título distrital deste ano.

A UDB entrou bem no jogo e marcou primeiro, por Duarte, na transformação de um livre. O Teixosense reagiu e empatou, resultado com que se chegou ao intervalo.

No segundo tempo, foi sempre a UDB a dominar, a ter mais bola, a criar mais perigo. Depois de Hugo Geraldes ameaçatr por duas vezes, também o Teixosense poderia ter marcado, num falha da defesa belmontense, mas o novo guardião da equipa de Zé Robalo, Marian (mostra grande segurança) tirou por duas vezes o pão da boca ao avançado contrário. A cerca de cinco minutos do fim, numa jogada rápida pela esquerda, Francisco isolou-se e rematou cruzado, sem hipóteses de defesa para o guardião contrário, Joel. Uma excelente exibição e um bom resultado, a deixar bem altas as expectativas em relação à equipa para esta época.

Também os infantis fizeram um jogo de preparação em Gonçalo, onde empataram a três bolas.

Este fim-de-semana há mais uma série de encontros preparatórios.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bons testes para equipas da UDB

Foram bons os testes realizados pelas equipas da UDB no último fim-de-semana. Em infantis, a UDB empatou a sete bolas com o Gonçalense, em casa. Também por cá, no sábado à tarde, os iniciados bateram a Guarda Unida por 3-2 (golos de Emanuel, Eugénio e Rui). No domingo, os juvenis perderam por 2-1 no Sabugal (golo de João Costa), embora até tivessem feito o segundo golo perto do final, tendo sido anulado de forma duvidosa. Domingo à tarde, em Almeida, os juniores empataram a três bolas (golos de Gilmar, Hugo e Tucho).

Ainda na terça, dia 5, feriado nacional, a UDB empatou, em juvenis, no terreno do NDS. Um encontro de retribuição ao disputado há um mês, na altura, com uma vitória gorda do NDS em Belmonte por 0-3, quando a equipa da UDB apenas tinha um treino.
Ontem, as coisas foram bem diferentes. O NDS teve mais bola, é certo, mas no primeiro tempo não levou uma única bola perigosa à baliza de Henrique. Já a UDB, em contra-ataque, poderia ter marcado por Nero, que atirou à trave.
No início do segundo tempo, num canto, Tiago Robalo fez o 0-1 para a UDB, mas aos cinco minutos deste segundo tempo, numa arbitragem rigorosa em demasia, Vincent foi expulso por palavras ao árbitro. Oportunidade para ver como se portava a equipa com menos um jogador durante 35 minutos. E portou-se bem. Coesa, compacta, não deixou o adversário criar perigo, poderia ter marcado o segundo por João Costa (boa defesa do guardião contrário) e só mesmo no último minuto se deixou empatar na sequência de uma bola parada. Um bom teste e uma lição para alguns jogadores.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Juvenis batem Sabugal


A UDB bateu no passado domingo, em casa, o Sabugal por 2-1. Um jogo de preparação em que a UDB entrou muto bem, criou inúmeras oportunidades de golo, mas que acabou por sofrer um logo no primeiro remate que o Sabugal fez. Aliás, na primeira parte o último reduto da equipa da UDB passou por muitos calafrios, raramente acertando marcações e sofrendo muito nas bolas paradas. Mesmo assim, a UDB empatou, num bom passe de João Costa que isolou Nero, com este na cara do guarda-redes a empatar.
No segundo tempo, a UDB foi mais segura. Atacou bem, não tremeu na defesa, atirou uma bola à trave, num grande remate de Vincent, e acabou por marcar o 2-1 a cinco minutos do fim, numa cabeçada de Henrique, numa bola parada.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Juvenis jogam no domingo

A equipa de juvenis da UDB prepara a sua temporada com mais um jogo de preparação no próximo domingo, às 11 horas, no Estádio Municipal. O adversário é o Sabugal.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Juniores derrotam Sabugal em jogo de preparação

Os Juniores da UDB venceram no sábado à tarde o Sporting do Sabugal em jogo de preparaçºao com vista à nova temporada, por 5-1.
O primeiro golo surgiu perto da meia-hora, numa excelente combinação, na esquerda, entre Duarte e Fran, com este último a concluir. Pouco depois, de novo uma boa jogada entre os dois e Fran a ser derrubado na área. Grande penalidade que Duarte converteu em 2-0. Em cima do intervalo, Neves, bem lançado por Duarte, isolou-se e fez um bonito chapeu ao guardião sabugalense. Ao intervalo, 3-0.
No reatamento, o Sabugal surgiu um pouco mais dinâmico e fruto disso reduziu para 3-1. Depois, a UDB marcou o quatro, por Tucho, desperdiçou mais uma grande penalidade, com Duarte a rematar por cima da baliza e em cima do final fez o 5-1 por Hugo.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Treinos de regresso

Está já definida a data de regresso aos treinos na UDB. Por isso, façam passar a mensagem....

Segunda-feira, a equipa de juniores, à hora do ano passado, inicia a sua preparação.
Na terça, será a vez dos iniciados, por volta das seis e pouco, e dos juvenis, a partir das 7 horas, começarem a treinar.

Quanto às escolas e infantis, só irão começar mais tarde, uma vez que as suas competições também começam mais tarde. Só mesmo a partir do início das aulas.

Quanto às equipas, também já estão definidos os treinadores:

Juniores: Zé Robalo

Juvenis: Miguel

Iniciados: Hélio/Fernandito

Infantis: Paulo Robalo

Escolas: Tomás

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Francisco


Olá. Hoje, vou falar do Francisco. Um jovem de poucas falas, mas um talento no que toca ao futebol.

Ainda infantil, surgiu-me no antigo campo da bola pela mão do pai. "O miúdo gostava de jogar. Veja lá" disse-me o senhor Francisco Silveira, pai do nosso "Fran". Com uma camisola do Brasil, lá se integrou no grupo, aqueceu e assim que deu os primeiros toques na bola, a minha reacção foi pedir a um director que trouxesse rapidamente uma ficha de inscrição para ele assinar. Era infantil. íamos na terceira jornada e até aí só tínhamos averbado derrotas. Na quarta ronda, fomos ao Sporting da Covilhã onde levámos mais quatro ou cinco. Foi a estreia do Fran, que foi logo, apesar do nosso mau jogo, o melhor em campo. A época acabou por até ser positiva. Fizemos quarto, penso eu (atrás de Desportivo, Covilhã e Valongo) mas à frente de Fundão e ADE, entre outros. E a nível pessoal foi um ano inesquecível para ele. Foi chamado a prestar provas na Academia do Sporting, por diversas vezes, e foi convocado para um estágio final de quatro dias, em que, de 17, ficariam nove ou 10. Insisti tanto para que fosse... mas não quis. Disse que gostava era de jogar à bola na UDB, com os amigos. Até hoje. Bom para nós. Mas eu até sabia que ele estava referenciado para ficar lá... no Sporting.

É um atleta que, em termos físicos, não sendo muito alto, é muito veloz. Remate espontâneo, com os dois pés, oportunista e apesar de baixo também vai marcando golos de cabeça. Comigo, é sempre o goleador da equipa. O principal defeito, a meu ver, é o facto do Fran ser um jovem muito introvertido. Fala pouco. Se tiver problemas, mete para dentro. Não desabafa. E isso às vezes reflecte-se no jogo. A questão psicológica é, sem dúvida, o principal defeito. Tem, tal como o Duarte, apagões. Mas quando está bem, motivado, dá que fazer a qualquer defesa. É um dos melhores jogadores que já treinei. Digam o que pensam dele, amigos. Abraço para ele e, já agora, para todos os "meus" atletas....

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Duarte


Olá. Após o Verão, e as férias, estamos de regresso para blogar. Vou aproveitar estes primeiros tempos para continuar a fazer apontamento a alguns jogadores do nosso clube. E vou continuar com aqueles que melhor conheço, por os treinar.


Hoje, falo-vos do Duarte.


Das suas qualidades como jovem, estudante e amigo, penso que estamos conversados. Todos o conhecem e sabem bem que está alí o miúdo de qualidade cinco estrelas.

Quanto às capacidade como atleta, para mim, é o tipo de jogador que toda a gente gostava de ter. Responsável, trabalhador e sempre com vontade a aprender, faz um bom balneário e pode ser o braço direito de qualquer treinador. Nunca dispensava isso dele numa equipa minha...

Tem um pé direito muito bom, precisa de aperfeiçoar o esquerdo, embora não seja "cego" dele, éum jogador com velocidade acima da média, um autêntico "box to box", capaz de puxar uma equipa para a frente. De cabeça, também pode melhorar, embora esteja nesse campo bem melhor que há anos atrás. Fisicamente, muito forte.

O que, a meu ver, o Duarte terá que melhorar é o "apagão" que às vezes se abate sobre ele, em determinados jogos, em especial fora de casa. Uma questão mais psicológica que outra coisa, pois deve assumir-se como lider e nunca ter medo de ir para cima do adversário, de se assumir dentro de campo. Pois capacidades não lhe faltam. Um rapaz do qual gosto muito (como gosto de todos os meus jogadores) e ao qual auguro muito bom futuro em todos os campos. Amigos, digam o que pensam dele...

terça-feira, 1 de junho de 2010

Festa de final de época

Como a Net é um meio de comunicação priveligiado, e como este blog, nos últimos tempos, é um sucesso em termos de visitas, venho assim por este meio avisar os atletas, pais, dirigentes e treinadores que no próximo dia 10 (feriado, Dia de Camões e das Comunidades), a UDB encerra oficialmente a época com uma festinha.
Assim, a partir das 9 horas da manhã, os atletas poderão ir até ao Estádio. Levem equipamento que é para haver umas futeboladas entre a malta. Em princípio também se fará a entrega de faixas de campeão às escolinhas. E depois, há morfes e muito convívio....

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Escolinhas campeãs; juvenis ganham em Castelo Branco

Chegou ao fim mais uma época. O balanço, em termos de equipas da UDB, é razoável.
Em escolas, no sábado, a UDB ganhou o distrital B nas finais disputadas no Paul.
Em infantis, na última jornada, sábado, a UDB empatou a uma bola em Vila de Rei.
Nos iniciados, domingo, em casa, a UDB bateu o Sertanense por 4-3.
Nos juvenis, a UDB foi a Castelo Branco ganhar ao Desportivo por 2-1. Ao intervalo, a UDB perdia por 1-0, mas na segunda parte foi superior e virou o jogo. O empate surgiu num livre, após falta sobre o Fran, superiomente transformado pelo Duarte; e o segundo golo numa jogada rápida de ataque, com o Duarte a aparecer na direita, a cruzar com o Fran, do lado contrário, a encostar para as redes.

Assim, balanço final:
Escolas: Distrital B- 1ª fase- UDB 1º lugar
Final distrital- UDB campeão

Infantis- 1ª Fase, Distrital A- UDB em 7º lugar
Taça distrital- UDB em terceiro
Classificação geral- UDB em 8º

Iniciados- 1º fase- Série A- UDB em 3º
Fase Final- UDB acaba em 6º lugar

Juvenis- 1ª Fase- UDB 3º
Fase final- UDB 3º

Juniores- 1ª fase- UDB 5º
Taça Distrital- UDB 3º
Classificação final- UDB em 6º (seria 7º, mas Idanha desistiu)

Agora, para o meu "amigo". Como vês, mais uma vez, e à semelhança do ano passado, em que as escolas venceram o distrital B, feito que repetem este ano, qual foi a equipa que melhor classificação conseguiu?

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vitória esclarecedora dos juvenis

O passado fim-de-semana só foi positivo para os juvenis. Os infantis, no sábado, em casa, foram derrotados por 3-0 pelo Idanhense. E no domingo, os iniciados, à tarde, foram a Vila de Rei perder por 6-2.
Valeu nesta ronda os juvenis, que em casa bateram o Fundão por 5-1. Depois de alguns cantos em que a UDB ameaçou, o primeiro golo apareceu aos 15 minutos, na sequência de um canto com o Esperança a saltar mais alto que toda a gente e a marcar o primeiro.Em cima do intervalo, o mesmo jogador apontou um livre, de forma tensa, e o guardião contrário deixou escapar a bola, com o Duarte a confirmar o golo em cima da linha (ou já teria passado?). Assim, ao intervalo a UDB vencia tranquilamente por 2-0.
No segundo tempo, o Fundão surgiu com mais bola (estratégia era mesmo essa) e mais dominadora, com a UDB a tentar explorar o contra-ataque. E foi assim que em pouco mais de cinco minutos a UDB marcou dois golos. O primeiro numa excelente chapelada do João Costa. Depois, uma recuperação de bola pelo Pedro, no meio campo, que avançou com a bola, lançou o Fran em profundidade com este a escapar à defesa e guarda-redes e a atirar para a baliza vazia. A UDB, então, começou a desperdiçar a oportunidade de ampliar a vantagem, por mais que uma vez, o que viria a conseguir em mais um golo de João Costa. O Fundão, perto do fim, reduziu, numa bola parada com a bola a entrar na área e um avançado a empurrar o nosso central, para depois, sozinho, perante o Caio, fazer o 5-1.
Uma grande vitória de uma equipa que esteve muitíssimo bem nesta partida.

De referir que este fim-de-semana acabam os campeonatos. E que as escolas disputam a final do distrital B, no Paul, no sábado, de manhã, com as equipas do Paul, Alcains e Desportivo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Resultados... e um recado

Este fim-de-semana os resultados não foram lá grande coisa. Os infantis, no sábado à tarde, perderam por 7-1 no Benfica e Castelo Branco. Os iniciados foram goleados por 6-0 em casa frente ao Valongo. Os escolinhas ganharam em casa ao Covilhã por 10- 1 e os "meus" juvenis foram ao terreno do líder Valongo (que se preparara para fazer a festa de campeão domingo que vem) perder por 2-1.
Sobre este último jogo, dizer que tive que me conter ( e muito) para não voltar a ser advertido, expulso ou multado. A UDB teve uma excelente atitude e mesmo tendo em conta uma arbitragem bem caseira, que fazia inclinar o campo, os "meus" jogadores nunca perderam a calma. Entrámos muito bem no jogo, tivemos duas ocasiões para marcar, não o fizemos e o Valongo, num lance precedido de fora de jogo e de falta, acabou por marcar. Perante esta injustiça, a UDB não baixou os braços e empatou, numa jogada perfeita, com Nero a ganhar a linha, na esquerda e a assistir Francisco que, de pé esquerdo, de primeira, fez um grande golo. Era este o resultado ao intervalo.
No segundo tempo, o Valongo apertou mais e acabou por fazer o 2-1 num lance em que, em termos defensivos, não fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Depois, abrimos e não sofremos mais nenhum golo porque o Caio esteve em grande. Mas tivemos, ao longo de toda a partida, excelente atitude. Parabéns. O objectivo do terceiro lugar não está ainda perdido. Temos dois jogos para ganhar, o primeiro já contra o nosso rival directo: Fundão.

Agora, o recado....
Anda aí alguém que, penso eu, não sendo afecto à UDB (ou será que já foi?) se sente muito afectado com a vida do nosso clube. E sabe muito sobre as nossas equipas. Mas não sabe tudo. Sobre algumas coisas que diz, nem resposta. Sobre os iniciados que fui "roubar", é pura mentira. Utilizei por duas vezes na fase final um jogador porque fiquei com grandes limitações no plantel e ainda tínhamos hipótese de lutar pelo título. Foi com o consentimento dos técnicos dos iniciados. A partir do momento em que perdemos as chances, esse jogador voltou à sua equipa de origem.
"Não faço reparos ao treinador, mas apenas à pessoa". Se é só uma questão pessoal, meu amigo, posso bem com isso. Não me incomoda nem um bocadinho. E mais: venha cá mais vezes falar porque isso mostra bem a grandeza deste clube. Que preocupa tanta gente... em detrimento de outros!!!
Não lhe darei mais resposta, a partir de agora. Porque trabalho e tenho mais que fazer. Não me deram tacho nenhum para me sustentar!!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Um bom fim-de-semana... por fim

Por fim, um bom fim-de-semana, em termos de resultados. Os escolinhas, que ganham sempre, desta vez não jogaram. Folgaram. Mas as outras equipas, desta vez, portaram-se bem. Os infantis, em casa, frente ao Sertanense, ganharam por 6-0. Os juniores encerraram a participação na Taça com uma vitória por 4-3 em Sernache, com alguns juvenis "emprestados". Os iniciados empataram 1-1 no Fundão. E os meus juvenis ganharam por 5-3 ao Sernache.
Um jogo que complicámos, na primeira parte, à semelhança do que temos feito nos últimos tempos. E por isso, ao intervalo perdíamos por 1-0. Mas no segundo tempo tudo mudou. Em menos de dez minutos, a UDB deu a volta e virou o jogo para 3-1, com golos do Nero, Duarte e Francisco. O Sernache reduziu, mas Tiago e André puseram o marcador em 5-2. Bem no fim, o Sernache reduziu para 3-5.
Sim, fui capaz de dar a volta. E até final, não tendo nós hipóteses quanto ao título, ainda poderemos fazer chorar alguns. Porque nós jogamos sempre para ganhar, seja onde for. Sim, considero-me, sem manias, um bom técnico. Competente, trabalhador e disciplinador, sem nunca ter ganho um tostão nesta actividade, ao contrário de muitos dos que aí andam há anos a chular clubes do distrito sem terem qualquer rendimento desportivo. Não sou o melhor. Não serei dos melhores. Mas sei o que valho. E no distrito, há por aí muita gentinha que vem comentar para estes blogues, bem pior que eu. Não tenho dúvidas!!!

PS: A última parte do post é apenas uma resposta a um comentário que surgiu no pos anterior, que sei muito bem de onde veio, apesar de ser "anónimo".

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fim de época penoso




Tirando as escolinhas, e os infantis, para o resto das equipas da UDB o fim de temporada parece ser cada vez mais penoso.


Os iniciados, apenas com nove atletas, perderam por 8-1 na Sertã; os juvenis vão batendo recordes, e perderam em casa por 1-6 frente ao Desportivo, que na primeira fase perdera em Belmonte e empatara em sua casa com a UDB; em juniores, em Proença, derrota por 4-0.


Já as escolinhas ganharam por 4-3 ao Paul e garantiram o primeiro lugar na fase regular. Na Taça de Infantis, a UDB ganhou ao Vila de Rei por 6-5.




De referir a linda festa que houve no domingo, com as velhas glórias do Sporting. Um estádio com cerca de 600 pessoas e um parque de estacionamento que não chegou. Convívio, amizade, porco no espeto e no que toca a futebol, uma goleada da melhor equipa, o Sporting. Ficam algumas fotos:

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Resultados e... Sporting em Belmonte

No passado fim-de-semana, os escolinhas voltaram a ganhar, por 8-2 no Fundão; os infantis perderam por 5-0 na Idanha; os iniciados por 5-0, em casa, com o Vila de Rei; os juniores ganharam por 4-1 ao Sernache; e os juvenis sofreram o pior resultado da época, com uma derrota por 4-0 no Fundão.

No próximo fim-de-semana há jogos: os escolinhas (Paul) e infantis (Vila de Rei) jogam sábado, em casa; os juniores, que na quarta perderam em casa com o Proença, por 1-0, num jogo em atraso, vão este sábado a Proença, de novo; os iniciados, domingo, jogam na Sertã e os juvenis, domingo, recebem o Desportivo.

Domingo, há mais festa, à tarde, no Estádio. Onde as velhas glórias da UDB e do Sporting se defrontam pelas 16 horas, numa iniciativa da UDB.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Valongos de má memória

Após férias de Páscoa, lá regressou o futebol no passado fim-de-semana, com jogos de má memória para a UDB, com o Bairro do Valongo, em todos os escalões em que se defrontaram.
No sábado, os escolas deram 13 ao Silvares. À tarde, os infantis empataram em casa a três bolas com o BC Branco. E os juniores foram ao Valongo perder por 2-1.
Já no domingo, os iniciados, muito desfalcados, perderam com o Valongo, fora, por 5-0. E os juvenis, em casa, não tiveram melhor sorte, perdendo por 0-1, num jogo muito equilibrado em que a UDB deveu a si própria a derrota, pois desperdiçou oportunidades a mais.
Neste fim-de semana, sábado, de manhã, as escolas vão ao Fundão e os iniciados jogam em casa com o Vila de Rei. Já à tarde, os infantis vão à Idanha e os juniores recebem o Sernache. Domingo, às 9 horas, os juvenis jogam no Fundão.
Atenção: quarta-feira que vem, à noite, pelas 20 horas, há jogo no estádio, em atraso. Os juniores recebem o Proença.

quinta-feira, 25 de março de 2010

João Martins


Deixou saudades o nosso "John". Ainda lembro, há muitos anos atrás, um miúdo, pequenino, com uma madeixa loira que me surgiu com o pai, no antigo campo da bola, a dizer que queria jogar na UDB. Treinava eu gente com mais cinco anos que ele, mas mesmo assim deixei o miúdo divertir-se e logo ali vi indicadores de que havia "matéria prima".

Poucos anos depois, voltei a apanhá-lo, já infantil, e desde aí, o João foi crescendo e começando a definir a posição em que mais rede. Ainda o tentei a ponta-delança, pois tinha "caparro", força e um remate potente. Não se adaptou. Passou a jogar a central ou trinco, e aí rende.

Miúdo muito brincalhão (às vezes, de mais), é alguém que consegue por um balneário a rir. Aguerrido, na forma de jogar, é muitas vezes a voz do inconformismo quando algo não corre bem. Tem atitude. Faltará um pouco de velocidade e técnica para ser mais completo. Mas é um bom jogador, que só fez parte da primeira fase emigrando para França, com os pais. Deixa saudades. Disseram-me que vens aí na Páscoa. Era bom que cá estivesses duas semanitas, pois ainda te convocava para dares uma ajuda à malta. Boa sorte para o futuro.

terça-feira, 23 de março de 2010

Iniciados de novo em grande

Esta semana, as três equipas da UDB em acção venceram. Todas fora. Destaque para os iniciados que foram à Covilhã ganhar ao líder, por 2-1 e assim reentraram na luta pelo título.
Em juniores, na Taça, a UDB ganhou 3-0 em Sernache. Os escolinhas, como sempre, golearam mais uma vez, na Covilhã, por 8-1 o Sporting local.

terça-feira, 16 de março de 2010

Iniciados ganham


Este fim-de-semana só duas equipas da UDB entraram em acção. Os juniores, que em casa, empataram a duas bolas frente ao Valongo, e os iniciados que no domingo bateram o Sertanense por 3-2.

terça-feira, 9 de março de 2010

Escolinhas ganham encontro


No passado fim-de-semana, a UDB competiu em quatro escalões. No sábado à tarde, os infantis, na última jornada da 1ª fase, receberam e bateram a Idanha por 4-1. Os juniores foram a Proença (com muitos juvenis na equipa) e perderam por 2-1. Já os iniciados, domingo, em Vila de Rei, empataram a duas bolas.

No sábado de manhã, porém, os mais pequenos, escolinhas, realizaram mais um encontro distrital e voltaram a vencer. Depois de ganharem ao Silvares e Fundão, no jogo mais difícil, à partida, bateram o Paul por 6-0.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Marco (Esperança)



Sem qualquer ordem de preferência, vou começar aqui a dar o nome dos nossos craques, principais características futebolísticas e os principais defeitos, que são a minha opinião e com a qual podem ou não concordar. Não há problema.


Começo pelo Marco, mais conhecido, por nós, como o Esperança. Confesso que quando vi este rapaz iniciar-se não sabia muito bem o que ali estava. Tinha tendência para jogar nas alas, em especial, na direita, e no princípio era um jovem que só sabia jogar bola...com bola. Defender, tá quieto, que é para os outros...


Nesta época, começou de forma algo intermitente, mas está, aos poucos, a assumir-se como uma peça fundamental na equipa. Faz médio, faz lateral direito e, por força das circunstâncias, tem agora jogado a central. E tem-se portado muito bem.


Aponto-lhe como pontos fortes o físico, o jogo aéreo e capacidade de choque, que foi ganhando ao longo do tempo. Tem alguma velocidade, sem ser especialmente rápido. Falta-lhe mais trabalho de pé esquerdo, mais técnica, sobretudo no passe e alguma humildade, pois o nosso Esperança é um vaidoso por natureza (tou a brincar!!!). Também terá que trabalhar de forma a estar sempre concentrado no jogo e não se distrair, muitas vezes, com coisas sem interesse para o jogo (tá a jogar e a ver se há gajas boas na bancada).


quinta-feira, 4 de março de 2010

7º encontro de escolas no sábado de manhã

Clube organizador: U.D. Belmonte
Local: Estádio Municipal de Belmonte
Clubes presentes:
1 – G.D.C. Silvares
2 – U.D. Belmonte
3 – A. Paul C.D.
4 – C.A. Fundão “B”

CALENDÁRIO

HORA JOGO CAMPO RESULTADO
10.00 U.D. Belmonte X G.D.C. Silvares 1 -
10.25 A. Paul C.D. X C.A. Fundão “B” 1 -
10.50 G.D.C. Silvares X A. Paul C.D. 1 -
11.15 C.A. Fundão “B” X U.D. Belmonte 1 -
11.40 C.A. Fundão “B” X G.D.C. Silvares 1 -
12.05 A. Paul C.D. X U.D. Belmonte 1 -

Regulamento:
1 - O Encontro tem um formato de “todos contra-todos”, em Futebol de Sete
sem definição de vencedor, nem atribuições de prémios.
2 - Os jogos têm a duração de 20 minutos em tempo corrido.
3 - O intervalo entre cada jogo, terá a duração de 5 minutos.
4 - Não há limite de substituições no decorrer do jogo.
5 - Só poderão ser utilizados jogadores que se encontrem devidamente
inscritos na A.F.CB.
6 - Cada equipa deverá ser constituída num máximo de 14 jogadores.
7 – Caso haja equipamentos semelhantes num jogo, uma das equipas
poderá jogar com coletes.
8 – A arbitragem é da responsabilidade do clube organizador.
9 - Os casos omissos do regulamento, serão resolvidos no momento pela
organização.

As nossas equipas... e os nossos craques

FOTO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA
Em cima: João Costa (Moutinho); Duarte; Luís Silveira; Filipe Caio; Marco Careano (Esperança); Pedro (Nity); Tiago Robalo; João Alves (Míster), Caninhas (director)
Em baixo: Flávio (Zé); Flávio Matos; Bruno Costa (Nero), Eduardo; Luís Carlos; André Santos; Francisco; Pedro (director) e Diogo Paiva


A partir de agora, neste remodelado blog, vamos começar a introduzir fotos das nossas equipas e dos nossos jogadores, com algumas avaliações individuais a cada um.

A primeira a aqui chegar é a "minha" equipa de juvenis. Deixem os vossos comentários, que a partir de agora são livres. E divulguem o grande nome da UDB!!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Fim-de-semana sem derrotas

Foi bom. Não excelente, mas bom. No fim-de-semana as cinco equipas da UDB não tiveram o amargo sabor da derrota.
Em escolas, a UDB recebeu o Penamacor e goleou por 9-1. No sábado, à tarde, os infantis foram à Covilhã empatar a uma bola frente ao Sporting. Na Taça de juniores, uma vitória por 2-1 frente ao Sernache, com golos do Hélder e Fábio.
Nos iniciados, domingo de manhã, a UDB bateu-se de forma excelente frente ao segundo, Valongo, e empatou a uma bola, com um golo do Joca, mas poderia ter ganho a partida não fosse a grande exibição do guardião contrário.
Em juvenis, um jogo espectacular em Castelo Branco, frente ao Desportivo. A UDB entrou muito bem no jogo e dispôs de duas grandes oportunidades de golo negadas pelo guardião contrário. Sem nada o fazer prever, a meio da primeira parte sofreu o 1-0, num livre do Desportivo. Que marcaria o segundo golo, de canto, em cima do intervalo, num lance em que houve claramente falta sobre o nosso defensor, que o àrbitro não sancionou.
A perder por duas bolas, ao intervalo, os jovens da UDB entraram na segunda parte com uma determinação que deu frutos. E num quarto de hora viraram o jogo para 2-3, com dois golos de Francisco e um de Duarte. Porém, a cerca de um quarto de hora do fim, o Desportivo empatou em nova bola parada, em que também me pareceu que o nosso guradião foi tocado. A jogar os últimos minutos em inferioridade numérica, seria a UDb ainda a assustar. Marcou o quarto que foi anulado por fora de jogo (duvidoso) e por duas vezes, em contra-ataque, Francisco esteve perto de acabar com o jogo, mas um dos remates saiu desviado e o outro teve boa oposição do guarda-redes contrário. Um jogo emotivo, e bem bom da equipa que agora aguarda pelo iniciar da fase final.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Falta de eficácia paga-se caro

No fim-de-semana, os mais velhos é que meteram "as patas", porque os mais novos cumpriram.
No sábado, em escolas, a UDB foi ganhar ao Paul por 2-1. Já à tarde os infantis ganharam por 3-1 à Sertã. Os juniores, no segundo jogo da Taça, voltaram a perder, desta vez por 4-1 no Valongo.
Domingo, os iniciados conseguiram um excelente trinufo no Fundão por 3-1. Já os juvenis borraram a manta toda e, a meu ver, quase hipotecaram as hipóteses de lutar pelo título. Em casa, frente ao Sernache, exigia-se mais. Sem fazermos um grande jogo, deveríamos ter ganho, pois tantas foram as oportunidades de golo. Ainda estivemos na frente, mas nos últimos minutos voltámos a falhar e perdemos por 3-2. A jogar assim, a segunda fase será muito penosa, malta. Pensem nisso, porque eu não participo como bombo da festa.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Jogos em atraso efectuados

No passado fim-de-semana, a UDB efectuou dois jogos que tinha em atraso por causa da neve.
Em iniciados, em casa, a UDB perdeu por 2-1, em casa, com o Fundão. O golo foi marcado pelo Emanuel.
Em juvenis, a UDB foi à Covilhã ganhar por 0-4 à ADE, num jogo que tornou fácil. Marcou o primeiro aos 20 minutos, pelo Duarte, o segundo em cima dos 40 minutos, por Francisco, e já na segunda parte, Nero e André fecharam a contagem. Num jogo em que a UDB poderia ter marcado....o dobro.
Com esta vitória, está garantido o apuramento para a segunda fase.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Como é que é possível?

Fim-de-semana negro para as equipas da UDB. Só os escolinhas cumpriram e no sábado de manhã golearam o Fundão por 12-1. Já à tarde, os infantis foram goleados por 11-1 no Desportivo e os juniores perderam em casa com o Proença por 3-2, para a Taça.
Um jogo que vi. A UDB não entrou bem e, com dois erros consecutivos na defesa, permitiu, na primeira parte, dois golos ao Proença. No segundo tempo, a UDB subiu um pouco, mas num contra-ataque permitiu o terceiro dos forasteiros, que até à altura mereciam estar na frente. Depois, a UDB reduziu paea 1-3, pelo Hugo Geraldes, mesmo jogador que minutos depois foi derrubado (dentro ou fora da área, fica a dúvida), o que deu expulsão a um jogador de Proença. Que iria ver mais um ser expulso, por rasteira, por trás, sobre o Henrique. A UDB ainda reduziu para 2-3 pelo Rafa, mas não deu para mais. A lamentar a lesão do Tucho, a quem desejo rápidas melhoras.
No domingo de manhã, os iniciados perderam em casa por 2-0 com o Covilhã.
E agora a desgraça inesperada dos juvenis. É, na minha carreira de treinador, a derrota que mais me custou a engolir. Nem dormi, a pensar na porcaria do jogo. Como é que é possível?
Passo a contar. Num pelado (já temos dificuldades em jogar neste tipo de terreno), na Sertã, a UDB entrou bem no jogo e após algum domínio, aos 20 minutos, fez o 0-1 com um grande remate do André à entrada área. O segundo tempo, a mesma coisa: UDB a dominar, a criar oportunidades de golo e a marcar o 0-2, pelo Duarte, num livre bem medido. Até então, minuto 65, da Sertã, nem uma ocasião. E depois disso, o apagão. Inventar, muito, e numa reposição de bola fora da área por parte do nosso guarda-redes, a bola ficou curta, o avançado rematou de primeira e reduziu. Mas o pior ainda aí vinha. Futebol directo da Sertã, desentendimentos tipo "vás tu ou vou eu" e novo golo da Sertã. E nos descontos, no terceiro remate à baliza, a Sertã marcou de novo, fazendo 3-2. Um lance que deu para tudo: ira à linha, cruzar e dois homens sozinhos para cabecearem. Pergunta à equipa: o que é que querem para o futuro? Para isto, não contem comigo.

PS: Começo a ficar muito farto de, em cima da hora dos jogos, ficar sem este ou aquele atleta porque os pais os não deixam ir por castigo ou coisa que o valha. Não se brinca com o esforço das pessoas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bom, menos os juvenis

Foi um bom fim-de-semana em termos de resultados... ou quase.
Os escolas foram vencer a Silvares por 7-3. Os infantis, em casa, frente ao líder ADE, empataram a duas bolas e só não ganharam porque falharam um penálty no último minuto. Já os iniciados empataram a zero na Sertã.
Só os juvenis é que estragaram tudo. Depois de boa vitória da passada semana, perderam em casa frente ao Fundão, por 2-0. Um adversário que ainda não vencemos este ano e que se está a revelar agora mais forte.
Não há que desanimar, malta. Isto é uma corrida de resistência, com várias etapas que teremos de superar, para atingir o objectivo. E pelo meio teremos, de certo, alguns dissabores. Mas temos que saber levantar e olhar em frente.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Juniores fora da fase final; juvenis em grande

Este fim-de-semana, foram cinco as equipas da UDB em prova.
No sábado, começou o distrital de escolas B e a UDB, em casa, derrotou o ADE por 4-0.
À tarde, as coisas não correram tão bem. Os infantis perderam 5-0 no Valongo e os juniores perderam pelo mesmo resultado na Sertã. Com a vitória do Fundão na Idanha, ficaram fora da fase final. Algo que se adivinhava dado os maus jogos que têm feito ultimanente, fruto, na minha opinião, da pouca dedicação que têm tido nos treinos. Um caso para reflectir.
Já no domingo, as coisas correram muito bem. Em iniciados, em casa, a equipa da UDB alcançou a primeira vitória na fase final, frente ao Vila de Rei, por 3-2.
Quanto aos juvenis, a minha equipa, merecem todos os elogios. Num jogo difícil, no campo do primeiro, o Valongo, ganharam por 1-0. Num relvado que estava terrível, muito irregular e enlameado, os nossos jovesn bateram-se de forma valente, nunca deram grandes chances de golo ao adversário e, no contra-ataque, fruto da velocidade dos homens da frente, acabaram por marcar o golo que coloca a UDB na luta pelo campeonato. Foi a meio da segunda parte, com o Fran a correr mais de 20 metros com bola controlada e à saída do guardião contrário, num remate forte de pé direito fez o 0-1. Mas ATENÇÃO: tem que se dar continuidade. E isso passa por, domingo, em casa, num jogo também ele difícil, ganhar ao Fundão.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Vitória, derrotas e goleada

Houve quase de tudo. Não houve empates. No último fim-de-semana, as equipas da UDB tiveram 50 por cento de sucesso.
Logo na manhã de sábado, os infantis redimiram-se do mau jogo da passada semana e numa exibição agradável, que só peca no capítulo da finalização, ganharam por 4-2 ao Vila de Rei.
À tarde, os juniores, com sete juvenis entre os convocados (três iniciaram o jogo e mais três entraram) perderam por 5-1 frente ao Idanhense. Em menos de 20 minutos a turma raiana fez quatro golos. No segundo tempo, a UDB despertou, marcou quatro golos, mas só um foi válido, do André Santos, dos juvenis. Três foram anulados, dois deles deixam muitas dúvidas. Perto do final, o Idanhense fez o quinto golo.
Já no domingo, os iniciados foram a Vila Velha de Ródão para defrontar o Valongo e perderam pela margem mínima: 1-0.
Os juvenis "esmagaram" o Oleiros, vencendo por 14-0. No primeiro minuto, a UDB falhou uma grande penalidade, pelo Duarte, mas depois este atleta "vingou-se" e marcou os quatro primeiros da UDB. Até ao intervalo, a UDB marcou mais três. E no segundo tempo, mais sete. Francisco e André (penso que cada um marcou três), João Costa (dois), Nero e Tiago Robalo completaram o resultado. Uma vitória que nos deixa no terceiro lugar, isolados, antes da visita ao primeiro, Valongo. Num jogo que não é para jogar: é para ganhar!!!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Jogos para o fim-de-semana

Este fim-de-semana há muita bola no Estádio.
Logo no sábado, às 12 horas, os infantis recebem o Vilarregense, procurando uma vitória que ajude a limpar a má imagem deixada no Fundão.
Depois, às 15, os juniores jogam cartada decisiva em casa frente ao Idanhense para se apurarem no grupo dos quatro primeiros que ficam a discutir a segunda fase.
Já no domingo, os iniciados vão fora, onde jogam contra o Valongo, em Vila Velha de Ródão(?????). Se calhar, devido às más condições em que se encontra o seu relvado.
No domingo, em casa, às 11 horas, os juvenis defrontam o Oleiros. Um jogo em que a UDB é favorita, mas em que terá que ter cautelas pois esta equipa empatou na semana passada a três bolas com o líder da prova, Desportiva.

PS: Quando no último post deixei a ideia de que o jogo dos infantis seria para esquecer ou lembrar, foi mesmo isso que quis dizer. Para esquecer em termos anímicos, motivando a equipa e fazendo-lhe ver que foi apenas um mau jogo, num mau dia. Mas para lembrar porque é analisando os erros e falhas que se cometem, tentando corrigi-las, é que se melhora. Não foi nenhuma crítica nem destrutiva nem construtiva. Foi um recado, mais nada. De quem já anda nisto há muitos anos.
Por isso, amigo Marco, não tens que pedir desculpas a ninguém. O grupo, do qual fazes parte, é que errou. As vitórias e derrotas são sempre do grupo. Mais: ninguém deve pedir desculpas por trabalhar semanalmente a custo zero com jovens. Pois independentemente das vitórias e derrotas, está a cumprir um papel de pedagogo que muitos poucos, hoje em dia, estão disponíveis para realizar. Por isso, mesmo, muito obrigado por seres da UDB. E parabéns pelo que tens feito nestes anitos que já aqui andas.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mau tempo adia dois jogos


Só duas equipas da UDB jogaram no fim-de-semana.

Os juniores, no sábado, perderam por 3-1 no ADE. E os infantis, no Fundão, foram goleados por 12-0... uma tarde para esquecer ou lembrar?

No domingo, os inciados, em casa, não jogaram porque, devido à neve, o Fundão não conseguiu chegar à terra de Cabral. Os juvenis ainda chegaram à Covilhã, mas um relvado branco, em que não se viam as linhas, em que a integridade física dos jogadores estaria em causa e onde os bancos de suplentes nem sequer tinham cobertura inviabilizaram a partida, que se realizará dia 14 de Fevereiro, às 11.
Na imagem, o campo principal de jogos do Complexo. Imaginem como estava o de treinos!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Jogos do fim-de-semana

Para o Campeonato Distrital de Juniores joga-se sábado para a 12ª jornada.
Às 15h00, AD Estação – UD Belmonte, com arbitragem de Tiago Gonçalves.
Para o Campeonato Distrital de Juvenis joga-se no domingo para a 11ª jornada: 11h00 – AD Estação – UD Belmonte, com arbitragem de Bruno Nave.
Para o Campeonato Distrital de Iniciados joga-se no domingo para a 2ª jornada da fase final: 11h00 – UD Belmonte – Académico Fundão, arbitrado por Hélder Ferreira.
Para o Campeonato Distrital de Infantis (nível A) joga-se sábadopara a 11ª jornada:15h00 – Académico Fundão – UD Belmonte, com arbitragem de Mário Rui.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Derrota no Ano Novo

Depois da paragem de Natal, regressou o futebol. Mas só para os iniciados, que na deslocação à Covilhã, na primeira jornada da segunda fase do distrital, perderam por 5-1.
Este fim-de-semana juvenis, juniores e infantis retomam os respectivos campeonatos.