A União faz a força, os amigos a amizade

Um blog para todos os amigos da UDB e de Belmonte

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Balanço do distrital 2013-2014



Caiu a página sobre mais um distrital de futebol. Tal como prometi, não escrevi mais ao longo da época, neste blog, para não causar danos a ninguém. Agora, é altura de fazer um balanço com base nesta classificação…..


1º lugar- Sernache
Acabou por ser a melhor equipa e venceu com justiça. Não foi (nem de perto, nem de longe) o Sernache que foi campeão há dois anos. Na altura, uma equipa mais forte. Apesar de tudo, os valores que tinha chegaram e sobraram, numa prova que foi, a meu ver, mais fraca, no que toca às equipas mais apetrechadas. Só assim se entende que a equipa do Pinhal mude de treinador três vezes e mesmo assim seja campeã, com o técnico/presidente António Joaquim. Perdeu duas vezes. No ano passado, não daria para o título, já que tanto Estreito como Alcains só foram derrotados uma vez. Somou ainda a Taça de Honra ao currículo, numa época que, apesar de atribulada, acabou por ser de sucesso.
2º lugar- Alcains
Hugo Andriaça já disse que esta foi a sua última época em Alcains. Mais uma vez, ficou em segundo, como no ano passado, mas perdeu mais jogos. Os alcainenses, durante algum tempo, deram ideia de poder ganhar o ceptro, mas os pontos perdidos em Pedrógão e Fundão ditaram o segundo posto. Mas também as saídas muito importantes de atletas como Yero e Ricardo Sousa, em Dezembro, tiraram claramente poder de fogo aos canarinhos. Tiveram o mérito de lutar até à última ronda, e de também terem estado na final da Taça.
3º lugar- Proença- A revelação da prova. Melhorou, em relação ao ano passado, saltando do sexto para o 3º lugar. Segredo? Ambição. Manteve técnico que já há vários anos tem, manteve as pedras mais importantes do plantel e, com quatro ou cinco caras novas das redondezas, melhorou a sua equipa. É, para mim, face aos últimos anos, um emblema que pode, a breve trecho, estar a lutar pelo título.
4º- Oleiros
O quarto lugar alcançado, a melhor classificação de sempre do Oleiros, não pode, contudo, ser vista como um resultado extraordinário. Era uma equipa vista como potencial candidata ao título. Filipe Avelar, na sua segunda época em Oleiros, manteve a base e foi buscar atletas de inegável qualidade, que já tinham sido felizes com ele, em Sernache. Nomeadamente os avançados Marco Farinha e Santolini. Muito investimento para apenas um lugar destes…
5º- Atalaia
Nem bem, nem mal. Assim, assim. A Atalaia do Campo, apesar do seu treinador dizer que conseguiu o objectivo de melhorar a classificação da época anterior, a verdade é que a manteve, apenas. Perdeu menos uma vez que o ano passado, a Atalaia, que viu o Oleiros ultrapassá-la na recta final. Uma prestação regular, apenas. Na Taça, caiu nas meias, o que se considera normal face ao poderio do Sernache.
6º -ADE
Para mim, uma das grandes desilusões da época. O plantel inicialmente construído, não tenho dúvidas, daria para lutar pelo primeiro lugar até final. Mas cedo se viu que a ADE iria perder o comboio da frente. Depois, sabe-se lá porquê, foi perdendo jogadores, uns atrás dos outros e acabou a época com vários juniores na equipa (o que não é mau, se não tiverem que ser eles a carregar a equipa). Do terceiro lugar do ano passado, baixa para sexto. As quatro derrotas do ano passado passaram para sete. Podia ( e devia) ter dado mais… Muito mais. Até a chegada à final da Taça falhou. Sérgio Rebordão diz que para o ano é para atacar a subida…. A ver vamos. Mas algumas coisas terão que mudar!
7º Ródão
Melhorou significativamente a sua classificação. Em 2013 foi último, com seis pontos e 14 derrotas. Este ano, sétimo, com 20 pontos, mas ainda assim com 12 derrotas. Isto apesar de ter no seu plantel reforços como Gonçalo Guerra ou Chiquinho. Época positiva, mas, talvez, com gente para mais alguma coisa.
8º- Fundão
Na sua estreia no distrital de séniores, o saldo acaba por ser positivo. Começou muito mal, a somar derrotas e cabazadas, mas com a entrada de Joca, para o comando técnico, foi melhorando. As goleadas desapareceram, a competitividade com outras equipas foi mais notória e, foi no Fundão, por exemplo, que o Alcains perdeu a corrida do título… Promete para o ano….
9º- Belmonte
Outra das grandes desilusões da época. Após o quarto lugar do ano passado, a queda para o nono e antepenúltimo lugar, que atingiu na última jornada. Apenas cinco vitórias em toda a temporada, contra as nove do ano anterior, e 11 derrotas, contra as seis do ano passado. Um plantel com qualidade para mais.
10º- Teixosense
Os reforços conseguidos para esta temporada (Carlitos, Pedro Ferreira, etc…) dariam a ideia de um Teixosense mais competitivo este ano. Acabou por não sê-lo. Em casa, como é costume (para o ano será, talvez, o único pelado do distrital) ainda dificultou a vida a muita gente, mas fora, foi uma equipa pouco incómoda. Tem o mérito de nunca ter desistido do distrital e de jogar, humildemente, com as armas que tem. Durante muito tempo foi o melhor classificado do “pelotão” de baixo, condição que acabou por perder nas últimas jornadas.
11º- Pedrógão
O seu treinador, Pedro Mata, dissera que o objectivo da época era melhorar a classificação da época anterior. Não o conseguiu. Havia, no início da temporada, quem achasse que seria uma equipa mais competitiva, mas tal não se verificou. Apenas sete pontos. Uma vitória apenas. Muito pouco. Tem que repensar muita coisa, especialmente tendo em conta que, para o ano, o factor “pelado” já não pesará nas equipas que visitam a Raia, já que o seu campo levará um sintético.  

1 comentário:

Unknown disse...

concordo praticamente com tudo. análise e respectiva classificação das equipas. Só um pequeno reparo, penso que o plantel da U.D.Belmonte não dava realmente para mais.