A União faz a força, os amigos a amizade

Um blog para todos os amigos da UDB e de Belmonte

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Quarto lugar... mais que justo

A UDB terminou, no passado domingo, a sua participação no distrital de séniores com uma vitória por 1-0 frente à Atalaia do Campo. O quarto lugar final é uma classificação mais que justa e um orgulho imenso para mim, já que o nosso orçamento era o mais baixo de todas as equipas que participavam no distrital.
Sobre o jogo, uma vitória sem espinhas. Nem por uma única vez a Atalaia criou oportunidades de golo. Já nós, depois do 1-0, poderíamos por mais que uma vez ter ampliado, mas não fomos eficazes na finalização. O golo foi de Pereira, de grande penalidade, aos 50 minutos, a castigar uma falta na área sobre Hugo Geraldes.
Fazendo um balanço da época, só posso estar satisfeito. Melhorámos significativamente o oitavo lugar da época passada e durante muito tempo pensámos mesmos no terceiro lugar, que nos fugiu na penúltima jornada, num jogo pouco conseguido no Teixoso. Porém, andámos sempre no grupo da frente, batemo-nos de igual para igual com quem paga muito bem aos seus jogadores e treinadores. Ficámos, inclusive, à frente de equipas como a Atalaia, Proença e Oleiros, que também pagam bem aos seus plantéis. Uma equipa que só joga por amor à camisola....
A época começou mal. Não esqueço todos os que, por todos os meios, quiseram destruir a equipa da UDB. É também para eles esta classificação. Começámos quase sem plantel, fomos equilibrando, recebemos algumas mais-valias, que outros não quiseram, e promovemos mais alguns jovens da formação. Correu muito bem e, quem diria, ainda fomos nós que, a três jornadas do fim, decidimos o título com um empate em Alcains. Fomos quase sempre falados pela positiva, pelo trabalho feito.
Na Taça de Honra, não estivemos bem. Perdemos cinco jogos por 1-0. Penso que a derrota na ADE, à terceira ronda, num jogo em que poderíamos ter goleado, teve grande peso nesta competição, que volto a dizer, nunca foi prioridade. Era, isso sim, melhorar a classificação obtida na época anterior. E isso foi conseguido.
Quanto ao futuro, dizer que a UDB vai continuar a ter seniores. Isso mesmo foi garantido no domingo, ao plantel, pelo presidente do clube. Desejo as maiores felicidades, pois não é minha intenção (como disse no início da época) continuar. Porque, por vários motivos, acho que já dei muito ao clube. Foram 14 anos de treinador, a custo zero. Quem é que faz isto? Mais: a UDB, pela sua história, comigo, teria que apostar, para o ano, num projecto mais ambicioso. A isso obriga esta classificação. Mas sem meios financeiros, é difícil exigir mais a atletas e treinadores. E sei que a UDB não tem esses meios. Porque, para mim, a aposta teria que passar por maior exigência e responsabilidade de todos, porque o meu sonho era, sem dúvida, lutar por uma classificação de top, com um plantel quase 100 por cento da casa, e um ou outro reforço. Porque o concelho tem jogadores para isso. Mas, costuma-se dizer, sem ovos, não se fazem omeletes.
Por fim, desejar a todos os que nos apoiaram, e sobretudo, à direcção e aos jogadores, as maiores felicidades. Porque SOMOS MESMO GRANDES!!!!!

Sem comentários: